PARNAIBA - PIAUI - BRASIL »

quarta-feira, 3 de março de 2010

Motivo para não comprar o Gibi do Ziraldo. Leia abaixo!!!!

Ziraldo: 'O Vasco é um clube popular, mais do povo que o Flamengo, que hoje é time da Zona Sul'

Ilustre rubro-negro, o cartunista Ziraldo “virou a casaca” em seu mais novo lançamento, o Vascão, o gigante da colina em quadrinhos (Editora Globo) que acaba de chegar às livrarias. O autor, que lançou – O mais querido do em quadrinhos e Todo Poderoso ão, sobre o , no ano passado, acredita no potencial da obra junto à torcida cruzmaltina.

– Acho que esse é o livro mais bonito, por que ganhamos mais segurança. Em minha opinião vai arrebentar porque o torcedor do é mais apaixonado. É um clube popular, mais do povo que o Flamengo, que hoje é time da Zona Sul – comenta Ziraldo.

Torcedor do Flamengo há 70 anos, o cartunista confessa que torceu pelo na final da Taça Guanabara, no dia 14 de fevereiro, quando o alvinegro derrotou a equipe de São Januário por 2 a 0.

– O Botafogo é mais simpático e sempre morre na praia.

Mas gosto de ambos. Os dois times são os melhores fregueses do Flamengo – provoca Ziraldo, relembrando o primeiro tricampeonato rubro-negro, em 1944, conquistado sobre o Vasco com o gol do argentino Valido, já em final de carreira.

Em seguida, destaca a geração vascaína que ele considera a melhor de todos os tempos: – O Expresso da Vitória, de jogadores como Barbosa, Rafagnelli, Friaça, Lelé, Ademir e Chico. O Vasco tinha dois times que ganhavam de qualquer um. Era uma equipe com 52 bons jogadores.

A ideia de fazer sobre os clubes começou quando o ex-atacante do Flamengo Nunes pediu ao desenhista para fazer um livro sobre uma determinada conquista. O desenhista achou melhor contar a história completa. A série das histórias ilustradas dos clubes brasileiros – cujos livros sobre Flamengo e Corinthians entraram no catálogo da Feira do Livro Infantil de Bologna, que acontece a partir do dia 23, na Itália – vai ganhar em breve um número dedicado ao Palmeiras. Os rivais gaúchos Internacional e Grêmio são os próximos da fila.

Gols inesquecíveis A estrutura dos livros é basicamente a mesma: contar a história do clube, dos símbolos (uniforme, escudo etc), dos hábitos da torcida, dos grandes ídolos e dos maiores títulos. E, , sempre há um gol inesquecível. E existem as peculiaridades, como explica Miguel Mendes, coordenador do estúdio Megatério, que produz os desenhos e os roteiros com aprovação do Ziraldo.

– No livro do Flamengo, por exemplo, teve uma história para um ídolo só, o Zico – destaca Mendes. – Tem uma crônica onde o Ziraldo conta como se tornou Flamengo, com reminiscências da infância. No do Vasco teve uma história só sobre o Estádio de São Januário.

Apesar das constantes novidades no mercado do futebol, não há a preocupação de atualizar constantemente os livros.

Afinal, trata-se de um trabalho literário, e não um almanaque.

No caso do Flamengo, assim que esgotar a tiragem atual é possível que a reimpressão traga a conquista do de 2009.

Para viabilizar cada livro são envolvidos diversos profissionais.

O estúdio carioca faz a arte e o roteiro, que devem ser aprovados pelos clubes antes da fase de ilustração. A editora paulista orienta, analisa roteiros e fornece a consultoria de futebol (a cargo do jornalista Celso Unzelte), além de coordenar o entendimento com o clube e finalizar o produto. Ao final o clube faz a última avaliação, observando os mínimos detalhes.

O critério utilizado na ordem dos clubes homenageados foi a rapidez na negociação do contrato e o fato de terem grandes torcidas, ou seja, potenciais consumidores.

– É claro que todos os amigos torcedores de outros clubes dão palpite e ficam esperando sair o do seu time comenta Miguel Mendes. – Os botafoguenses, por exemplo, são os que mais me pediram pra ter o livro. Nós já percebemos que a venda não é de empolgação, é um livro que o pai dá para o filho, o tio dá para o sobrinho, etc. Vai vender sempre e vender bem, com o time em boa fase ou não.

Fonte: Jornal do Brasil

0 comentários: