PARNAIBA - PIAUI - BRASIL »

segunda-feira, 22 de março de 2010

Opinião do torcedor

Texto de Artur Fontenele

Pois é amigos, depois da derrota humilhante para o Olaria, depois de quase 4 décadas sem perder para esse clube, chegamos a marca de três jogos sem vitória, o que faz com que a torcida se enfureça de vez, o que é totalmente explicável, em se tratando de um time de tradição como o Vasco, que não pode se manter nesse nível baixo de jogo. Muitos já pedem a cabeça do treinador e pedem por reforços, dizendo que o elenco é muito fraco. Bem, aqui exponho minha opinião.
No início do ano, a torcida Cruzmaltina estava em grande euforia, já que tínhamos voltado ao lugar que nos pertence, a primeira divisão do futebol brasileiro. Não bastasse isso, o Vasco trouxe um pacote de bons reforços, dentre eles Léo Gago, Rafael Carioca, Rafael Coelho e a dúvida Dodô, que embora estivesse há anos sem jogar, mostrava-se em excelente forma física. Não bastasse isso, trouxemos Vágner Mancini para treinar o Gigante da Colina, um técnico jovem e competente, de estilo muito semelhante ao nosso ex-técnico, Dorival Júnior. Daí iniciamos o carioca, e logo na terceira rodada, o Vascão deu show, humilhou o botafogo por 6 a 0, com incríveis três gols de Dodô, emfim, o artilheiro dos gols bonitos estava de volta. Chegamos a final da taça guanabara e perdemos para o mesmo Botafogo, e desde então, o Vasco perdeu seu bom futebol.
E agora, falar que a equipe do Vasco é fraca? Discordo, o elenco do Vasco, do gol ao ataque, é muito bom. É claro que tivemos problemas, principalmente nas laterais, mas com a volta do Ramón o problema foi sanado, faltando só o Élder Granja se encontrar no time. O problema do Vasco não é elenco, nem treinador (a não ser que o time esteja contra Mancini, aí nesse caso, entre o treinador e o elenco, temos que mudar o treinador). O primeiro problema do Vasco é que ele está dependente do Carlos Alberto, sem ele o time cai absurdamente, aí o time passa a jogar em função do Philippe Coutinho, um garoto de 17 anos!!! Como um time com mais de 111 anos de tradição pode jogar em função de um menino que não tem idade nem pra dirigir??? Não é possível jogar bem desse jeito, até porque quando o Coutinho joga mal em um jogo, ele acaba sendo massacrado pela torcida, coisa que também está errada. Sem falar de outro problema, que atende pelo nome de Dodô. Como um jogador cai tanto de nível em tão pouco tempo? Outro problema que tem que ser sanado urgentemente na equipe do Vasco, um novo atacante, que provavelmente será Rafael Sóbis, o que na minha opinião melhoraria e muito a equipe. Claro que mais um meio-campo é necessário, já que o Caíque ainda não se recuperou da pulbalgia, mas o problema poderia ser solucionado com a volta do Juninho Pernambucano. Creio eu que com a vinda desses dois jogadores o Vasco teria elenco pra conseguir a almejada vaga na libertadores do próximo ano, seja ela no brasileirão ou na copa do Brasil. E por fim, o que na minha opinião é o principal problema do Vasco da Gama, que está fora dos gramados, o TJD. Como é possível tamanha perseguição? Toda rodada, pelo menos um jogador do Vasco é denunciado. É impressionante, nenhum time carioca é tão perseguido. E o time do Vasco nem pode ser classificado como violento. Quando acabar a perseguição desse tapetão inquisitor, creio que o time do Vasco poderá melhorar.
Esses são os principais problemas do Vasco, porém, não acho que essa fase do Vasco irá perdurar por muito tempo, pois o elenco é bom, só falta mais dois reforços, além de mais entrosamento e confiança, é só a torcida esperar mais um pouco, ainda acho que esse time ainda irá nos proporcionar muitas alegrias em 2010!!!
Artur Fontenele

0 comentários: